fotografia
Deixe um Comentário

Fodido e Xerocado

De 5 de fevereiro a 6 de março o Espaço Soma apresenta a expo “Fodido e Xerocado” de Mateus Mondini e Daigo Oliva. Abaixo um papo com Daigo sobre o trabalho:

O que é o Fodido e Xerocado?
O Fodido e Xerocado é um fanzine de fotos punks que é fotografado, montado, xerocado, silkado e distribuído gratuitamente por mim e pelo Mateus Mondini. São sempre 150, 200 cópias, no tamanho de um A4 dobrado. Vem dentro de um envelope silkado. Já fizemos 10 edições. Em 2007 virou um livrinho chamado “Por Favor, Olhe Para Mim” e hoje em dia é mais um projeto em que a gente cola as fotos em forma de lambe lambe nos fundos dos pontos de onibus na cidade. O Fodido e Xerocado é tudo isso, mas essencialmente um zine.

De quem são as fotos e quando elas foram feitas?
As fotos são minhas e do Mateus Mondini. O Mateus fotografa desde 2003 e eu desde 2005. Tem foto de tudo quanto é época depois dessas datas.

As imagens são inéditas?
Inéditas não. Elas já foram publicadas em diversas formas. Capas de disco, cartazes de shows, livro, fanzine, reportagem… Porém, como trabalhamos com painéis de mais de 300 fotos para a montagem, encontramos algumas não publicadas nos arquivos.

Qual a relação de vocês com o universo punk brasileiro?
Relação de marido e mulher. O Mateus tem uma participação muito maior com tudo de punk nacional ou internacional. Ele tem um selo que lança discos em vinil, já trouxe 2 bandas de Portland pra fazer turnê no Brasil (com a ajuda de muitas outras pessoas, importante frisar) e temos o zine, que eu acho uma tradição no punk muito legal de manter.

Qual a imagem mais marcante da expo ?
Putz, como a pergunta é pra mim, então vou indicar uma imagem do Mateus, claro. Acho que a foto do Invasion, uma banda da Espanha, é a mais marcante. Foi capa da edição especial de foto da Maximum RocknRoll, é um angulo muito louco, pois o vocalista está com o corpo todo troto pra trás e, mesmo que não apareça a cara de todo mundo, tem a banda inteira ali.

Tem dicas de fanzines?
O lendário fotozine punk do Glen E Friedman, o My Rules. Obrigatório. A Maximum RocknRoll, que é a bíblia do punk desde 83. Melhores colunas, resenhas, scene reports, tudo. E um zine grego chamado Mountza, que tem a melhor impressão e diagramação do punk na atualidade, com boas entrevistas, espaço para arte punk (desenhos, fotos…) e engraçadas resenhas de discos.

Kakaos recomenda:

Fodido e Xerocado

Terça a sexta, das 12h às 20h. Sábado das 13h às 20h. Até 6 de março
Entrada: Grátis
Endereço: Rua Fidalga, 98 – Vila Madalena – São Paulo, SP
Censura livre
Telefone: (11) 3034-0515

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s