literatura
Comment 1

.Meus Capitães.

Tivemos um reencontro. Eu e os Capitães da Areia. Pedro Bala, Volta Seca, Professor, Gato, Boa-Vida, Sem-Pernas, João Grande e Dora. Que saudade eu estava de Dora…

A publicação da capa acima era do meu pai. Ficava na segunda fila do armário de livros, escondidos pelas edições de medicina, daquelas enormes, com capa dura e letras douradas. Roçava as páginas em títulos cabreiros sobre tortura, socialismo, luta estudantil. Mas tinha aquele moço de terno branco na capa, uma menina de vestido vermelho, um barquinho, alguma coisa que não combinava com o resto (levou pouco tempo para descobrir que estava cercado de bons companheiros) . Meio que para salvar aqueles garotos, eu arranquei um livro dali pela primeira vez e nunca mais parei.

Capitães da Areia não foi, nem de longe, o meu livro favorito, mas foi o livro que me fez gostar de ler. Aquele primeiro, que não constava em lista de material, que não ia cair na prova, que não precisava de resumo em folha de papel almaço, que eu passei os olhos sem reparar na estrutura narrativa, na linguagem. Lembro até hoje de literalmente sentir aquela areia baiana toda, e -como pode?- piscar os olhos e ainda estar no meu quarto, longe da Cidade Baixa. Lembro de achar estranho chorar por uma coisa que era de mentira. Que só estava na minha cabeça, que nem imagem tinha.

E então fui ao cinema conferir o filme de Cecília Amado, e queria com força, que a minha Dora, e a Dora dela, não olhassem uma a outra com a sobrancelha arqueada. Se adoraram. Foi como voltar ao trapiche e rever bons amigos. Axé, Pedro Bala.

1 Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s